A Melhor Idade Para Viajar!

25. jul

Será que sou muito velho(a) para viajar? De jeito nenhum! Viagem não tem idade e você pode aproveitar muito! Cada vez mais os brasileiros estão descobrindo as vantagens de viajar na terceira idade.

Uma das principais vantagens é poder viajar sem se preocupar com datas, já que trabalho e compromissos não costumam ser um impedimento. Quem não gostaria de viajar sem ter prazo para voltar?

As regras podem variar entre os destinos, mas é comum o desconto para idosos em eventos culturais, esportivos ou de lazer. Geralmente basta apresentar um documento de identidade na bilheteria para comprovar que é maior de 60 anos.

Para compra de passagem aérea, infelizmente não há desconto, no entanto há algumas vantagens como: direito à assistência especial ao embarcar e desembarcar, prioridade no acesso à aeronave e preferência pelos assentos próximos às portas.

No transporte em ônibus, trem ou barco o artigo 40 do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) garante duas vagas gratuitas para maiores de 60 anos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Caso as duas vagas já estejam preenchidas, deve ser aplicado um desconto de, no mínimo, 50% do valor da passagem. Lembrando que a lei é válida para viagens interestaduais.

Para estar bem preparado para viajar, é necessário seguir algumas dicas:
• Evitar trajetos longos;
• Montar um roteiro leve;
• Fazer um check-up antes de viajar;
• Levar os medicamentos necessários;
• Fazer um seguro de saúde.

E então, qual a melhor idade para viajar? Essa em que você está! Isso mesmo, aproveite o agora e curta a viagem dos seus sonhos!