Como tirar seu passaporte passo a passo

06. ago

Se você tem o sonho de conhecer outros países, o primeiro passo é a emissão de passaporte. Mas pode ficar tranquilo que o processo é simples. O documento é emitido pela Polícia Federal e você fará o processo sem grandes despesas.
No artigo de hoje, reunimos passo a passo para que você sane todas as suas dúvidas.

1° Passo: Reunir documentos
Documento de Identidade: pode ser a Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido.
CPF: Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original
Certidão de Casamento: Caso tenha alterado seu nome
Certificado de Naturalização (para os naturalizados)
Passaporte anterior (em caso de renovação)
Confira sua situação no TSE e Exército (em caso dos homens), pois será feito uma checagem no momento da emissão.

2° Passo: Preencher formulário no site da Polícia Federal
O formulário é composto por quatro telas solicitando dados pessoais, documentos e dados complementares (profissão, e-mail e endereço).
Após ter preenchido e confirmado os dados será gerado um protocolo com sua solicitação e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento.

3° Passo: Pagamento da Taxa de Emissão
Emita o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU) e faça o pagamento em qualquer banco, casa lotérica ou internet. Atualmente a taxa é de R$ 257,25 e somente após o pagamento é possível realizar o agendamento que também é feito pelo site da receita Federal.

4° Passo: Agendamento
Após o pagamento da taxa, acesse o site da Polícia Federal em Agendamento de atendimento. Preencha CPF, número de protocolo e data de nascimento. O sistema indicará as cidades e postos disponíveis, bem como os dias e horários livres em cada um deles.

5° Passo: Posto da Polícia Federal
Compareça ao posto da Polícia Federal na data e horário agendados anteriormente com todos os documentos listados no passo 1 e o comprovante de pagamento da taxa.
A foto que estará no documento será tirada no momento do atendimento, com exceção de crianças com menos de 3 anos que exigem uma fotografia facial no tamanho 5×7, recente, colorida e com fundo branco.
Feito isso é só aguardar o passaporte ficar pronto. O tempo médio é de 20 dias úteis e é possível acompanhar o andamento por esse link.

6º Passo: Retirada
O protocolo que você receberá contém a data prevista que o documento estará pronto. Basta comparecer ao posto da Polícia Federal com documento de identidade original e fazer a retirada.

Agora é só curtir a viagem que a Voage preparou com todo carinho para você!