Chapada das Mesas, Maranhão

10. jul

Porquê você precisa conhecer este lugar
O parque fica em uma zona de transição entre caatinga, cerrado e floresta amazônica. É impressionante como vemos claramente a transformação da vegetação durante trilhas e passeios! Localizado no Sul do Maranhão, o Parque Nacional da Chapada das Mesas foi criado em 2005 e hoje pertence a 3 municípios: Riachão, Carolina e Estreito. O nome Chapada das Mesas foi dado devido aos platôs da Chapada que lembram o formato de mesas de pedra.

Pontos turísticos que indico
Definitivamente, o que não falta na Chapada das Mesas são lugares incríveis para conhecer. Sem falar da infraestrutura das trilhas e acessos das cachoeiras! Achei tudo muito organizado e preparado para o turista. A hospedagem é em uma cidade chamada Carolina. Os pontos imperdíveis são: Portal da Chapada das Mesas, Cachoeira de São Romão, Cachoeira do Prata, Complexo da Pedra Caída, treking do Mirante da Chapada das Mesas, camping do Raiz e passeio de barco pelo Rio Tocantins. Mas tem passeios a duas outras cidades: Riachão e Estreito para visitar o Complexo Poço Azul e Encanto Azul

Como administrar os gastos durante a viagem
Viajar já com os passeios comprados junto com o seu pacote de viagem sai muito mais em conta, mesmo porque o ponto alto é totalmente ecológico, sem nenhum luxo ou lugar pra gastos excessivos. Porém em todos os parques se paga taxas para entrar, para tirolesa e rapel também se paga.

Minha melhor experiência gastronômica durante a viagem
Todos foram bons, mas destaco o Ritz Restaurante, o primeiro restaurante de parrilada Uruguaia do Maranhão; a Pizzaria do Tio Pepe, no centro de Carolina, com variados sabores de pizza e um preço bem atrativo; a Lanche Central, com muitas opções, é um restaurante bem legal para quem quer uma refeição rápida; o Espaço Gourmet Carolina que serve de comida japonesa a hambúrguer. É importante lembrar que o forte dos cafés da manhã são as frutas, pois estamos falando de um lugar onde o ponto alto é a beleza natural.

Meu momento mais marcante, a lembrança mais feliz
Riachão! Adrenalina pura! O Complexo do Poço Azul conta com um total de 6 cachoeiras, sendo o Poço Azul uma delas. Caso você curta uma adrenalina, você pode contratar o rapel de 76 metros que é feito na Cachoeira de Santa Bárbara, ou a Tirolesa que passa por 3 cachoeiras. Indico fazer o rapel é incrível!!! Recomendo demais!

Não recomendo
Não recomendo ir entre dezembro e março, pois é a época das chuvas. Tudo bem que com o aquecimento global tudo está meio louco, mas, via de regra, melhor garantir e ir fora desses meses.

Minha descoberta e o que a viagem me agregou
Que no estado do Maranhão (parte Sul) tem muitas belezas, fora os Lençóis Maranhenses, e já é quase divisa com Jalapão, se tiver disponibilidade é outro paraíso natural imperdível.

Minha conexão imediata com um lugar visitado e o desejo de voltar
Cachoeira do Santuário, onde caminhamos por uns 600 metros em uma trilha ecológica de madeira e finalmente chegamos à minha cachoeira favorita da Chapada das Mesas, localizada no meio a paredões com aproximadamente 50 m de altura. O nome já diz tudo, é um verdadeiro Santuário. Ah em També o pôr do Sol no Rio Tocantins .

O texto acima é baseado em experiências pessoais da Vânia Negoro, agente Voage.
Dicas Voage #6 de 13 de julho de 2020.